ajude a proteger
o coração de quem
tem diabetes
Ajude a proteger o coração do idoso com diabetes
O MANIFESTO

Diabetes é uma das doenças que mais crescem no mundo. Em 2045, 191 milhões de pessoas entre 65 e 79 anos terão diabetes. Esta doença pode ser assintomática7. e, por conta disso, calcula-se que um a cada cinco pacientes com diabetes não sabe que tem a doença8. Por esse motivo, difundir conhecimento sobre o tema é crucial para salvar vidas, tanto das pessoas que sabem que convivem com a doença quanto àquelas que ainda necessitam descobrir.

O Brasil é um dos países com maior número de pessoas com a doença, atrás da China, índia e Estados Unidos5.

Proteger o coração dos pacientes com diabetes significa proteger 8,9% da população do país.

Estudos comprovam que o grande culpado pela mortalidade associada ao diabetes são os problemas cardiovasculares1. Isto precisa ser debatido e tratado.

O conhecimento e o direito de acesso ao tratamento adequado são as alternativas para sobreviver com qualidade de vida.  Não vamos deixar que a falta de informação sobre diabetes interfira nos cuidados com o coração.

1.IDF Diabetes Atlas 2017. Acesso em 17 de junho de 2019. Disponível em https://diabetesatlas.org/resources/2017-atlas.html

5. World Health Organization: Disponível em https://www.who.int/

7.American Diabetes Association. Acesso em abril de 2018. Disponível em http://www.diabetes.org

8.Sociedade Brasileira de Diabetes. Acesso em 14 de março de 2019. Disponível em https://www.diabetes.org.br/publico/vivendo-com-diabetes/saude-mental