ajude a proteger
o coração de quem
tem diabetes
Ajude a proteger o coração do idoso com diabetes
O MOVIMENTO

A falta de conhecimento do impacto que a doença cardiovascular tem na pessoa com diabetes foi a motivação para criação do Movimento Para Sobreviver, formado por sete organizações que entendem que a informação é essencial para combater o problema.

  • Infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), decorrentes das complicações sistêmicas que o diabetes promove no corpo, são as principais causas de morte no paciente com diabetes3.
  • Melhorar a condição de vida é mais do que uma necessidade. É uma questão de sobrevivência.

Em 2017, quatro milhões de mortes estiveram associadas ao diabetes¹.

A maioria destas mortes ocorreu devido a complicações cardiovasculares que poderiam ter sido prevenidas com o tratamento correto, evitando assim, a interrupção precoce da vida.

 

  • Quem tem diabetes tipo 2 apresenta, em média, 10 anos a menos de expectativa de vida⁴.
  • Os pacientes com diabetes têm de duas a quatro vezes mais riscos de morrer por doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC⁵.

A boa notícia é que existem tratamentos capazes de controlar não apenas os índices de açúcar no sangue, mas também as complicações que a doença causa ao sistema cardiovascular.

O Movimento Para Sobreviver tem como objetivo colaborar para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com diabetes tipo 2, alertando para o risco cardiovascular nesta parcela da população.

Com informação e acesso ao tratamento adequado, os pacientes terão a oportunidade de viver mais e melhor.

1.IDF Diabetes Atlas 2017. Acesso em 17 de junho de 2019. Disponível em https://diabetesatlas.org/resources/2017-atlas.html

3.National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Acesso em julho de 2019. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/preventing-problems/heart-disease-stroke

4.Associação Nacional de Atenção ao Diabetes. Acesso em julho de 2019. Disponível em: http://www.anad.org.br/expectativa-da-vida-no-diabetes/

5.World Health Organization: Disponível em https://www.who.int/

6.Drauzio Varella. Acesso em 17 de junho de 2019. Disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/diabetes/por-que-diabetes-aumenta-risco-de-doencas-cardiovasculares/